A Profª Dra. Ann Louise Bishop, da University of Illinois, nos Estados Unidos, esteve conosco na UFPB através do Fulbright Specialists Program.A pesquisadora ministrou um seminário e workshop sobre informática comunitária, estabelecendo linhas de ação de acordo com inovações teóricas e metodológicas propostas para a temática e viabilizando a criação de um grupo de pesquisa com a participação de pesquisadores da UFPB e da University of Illinois.Aproveitando a visita, a convidamos para nos apresentar seu trabalho com os professores e alunos da linha 5, do Programa de Pós-Graduação em Educação. Ela foi conversar conosco sobre o projeto de Informática Comunitária desenvolvido pelo MSTE (The Mathematics, Science and Technology Education). Os projetos são voltados para crianças e jovens filhos de imigrantes e agregam um processo de formação ao uso da informática. Um dos projetos desenvolvidos ligados ao projeto educacional, é a criação de uma nova escola com o currículo voltado para o engajamento político e social, que são levados também para a comunidade. Os professores são alunos da universidade e desenvolvem atividades com os alunos ajudando no dever de casa, como um reforço escolar e outras atividades, como por exemplo a animação de histórias, contadas de forma virtual. O público dos projetos varia desde crianças do jardim de infância até adolescentes do High School. As histórias são desenvolvidas pelos alunos, e os professores encorajam o desenvolvimento de temas voltados para o fortalecimento familiar e da comunidade. Um dos outros projetos desenvolvidos não envolve computadores, eles trabalham com pintura e desenhos de livros. Muito interessante é o uso do software Squeak, que permite que o aluno desenvolva linhas de comando para criar animações, desenhos, etc.como o Logo que conhecemos por aqui. A proposta do projeto é bem similar ao Programa Casa Brasil desenvolvido nas periferias pelo Governo Federal. Eu convidei a professora para conhecer uma das unidades da Casa Brasil aqui em João Pessoa, mas ela já estava voltando para os EUA hoje mesmo. Indiquei o endereço do site do Casa Brasil para que ela pudesse pesquisar e entrar em contato para troca de experiências.Alguns pontos que achei interessantes na exposição da Profª Bishop:
¤O projeto não é entendido como extensão, mas sim como pesquisa, já que os professores e alunos utilizam as ações realizadas na comunidade para desenvolver suas pesquisas (nós ainda continuamos insistindo no tripé ensino, pesquisa e extensão como elementos dissociados);
¤A comunidade é de origem porto-riquenha e buscam fortemente manter suas raízes culturais, elemento que é incentivado pelo projeto;
¤A informática é usada como um atrativo para estimular a participação e desempenho dos alunos;
¤O projeto é uma articulação entre a universidade, a comunidade e as escolas, reforçando a necessidade de entrosamento e diálogo entre todos os elementos que fazem parte da vida do aluno.
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