domingo, 4 de abril de 2010

Recursos Educacionais Abertos (REA)

A expressão Recursos Educacionais Abertos (REA) ou Open Educational Resources (OER), foi utilizada pela primeira vez no fórum da UNESCO em 2002, no qual se discutia o impacto do uso de recursos educacionais abertos no ensino superior. "É um esforço comunitário global que visa criar um "commons" na educação, ou seja, o desenvolvimento colaborativo de um conjunto de recursos educacionais que possam ser disponibilizados digitalmente livre e abertamente para aqueles que queiram usá-los. As licenças devem permitir a remixagem, melhoria e re-distribuição para fins não comerciais". No Brasil, o REA tem desenvolvido um debate intenso utilizando a web (listas, grupos e blog) e ações concretas, como a participação na Conferência Nacional de Educação para defender as ideias sobre o uso livre e compartilhado dos materiais. Penso que o REA busca através de um movimento ativista, implementar a filosofia de uso livre na educação superior. Pessoalmente, sempre disponibilizo as minhas produções e agora vou intensificar o compartilhamento mais ainda, já que sou professora com dedicação exclusiva em uma universidade pública. É minha obrigação compartilhar a minha produção, já que a minha função docente inclui ensino, pesquisa e extensão. Já faz alguns anos que coloco os links dos meus textos aqui no blog e tenho vivenciado experiências interessantes, como o uso do meu material por alunos em São Paulo e em Portugal. Se os textos estivessem impressos, estariam fechados em alguma gaveta sem nenhuma possibilidade de circulação. Claro que as revistas científicas tem esse papel e alguns (reparem que eu disse alguns) eventos científicos publicam os seus anais na web (no blog do Nelson Pretto tem um post sobre o assunto). Porém, existe uma produção muito mais extensa que não poderia ser compartilhada se não usasse meios alternativos, com o objetivo definido de compartilhamento nos princípios do REA. A questão é complexa e urgente, precisamos intensificar o debate e ampliar ainda mais a nossa rede de colaboração.

Nenhum comentário:

Ads Banner

Google Analytics