O Programa Um Computador por Aluno tem sua estrutura alicerçada em três pilares: formação, avaliação e pesquisa. O nosso grupo UCA da UFPE colocou, literamente, o pé na estrada nas últimas semanas e estamos encontrando muitas surpresas agradáveis em Pernambuco. Sexta-feira passada fomos visitar Surubim (eu, Dagmar e Paulo) e ficamos encantados com a escola Natalícia Maria Figueroa da Silva. A escola tem um projeto diferenciado (escola de referência) e funciona apenas com o Ensino Médio em horário integral. A estrutura da escola é excelente, o gestor João é muito eficiente e conhece profundamente a realidade dos seus alunos. Conhecemos a equipe de professores e todos estão muito interessados em aprender e desenvolver ações que destaquem a escola no projeto. Eles estão com muitas ideias boas para operacionalizar o UCA e o nosso maior desafio é formar as redes para compartilhar as boas práticas e os desafios do programa. Uma curiosidade: temos que correr mesmo com o programa porque os alunos já apelidaram o programa de "Programa Nunca" por conta da demora na sua implementação (adolescente é fogo, não dá mesmo para vacilar com eles...). Outra grande surpresa foi em Caetés, que está inserido no UCA Total e já se tornou uma realidade na cidade. Vejam só que depoimento fantástico da equipe de avaliação: A equipe de avaliação chegou à cidade em pleno feriado municipal e encontraram as crianças na praça usando o laptop para navegar na internet, fazer trabalhos da escola e acessar o orkut, é claro. Até na feira os laptops já circulam. Uma verdadeira revolução na cidade.Segundo depoimentos, existem alunos de outras cidades querendo estudar em Caetés e até mesmo alunos das escolas particulares da cidade migrando para a rede pública. À noite, inacreditavelmente, a escola estava aberta para os alunos poderem se conectar à internet e eles estavam lá, sem querer ir para casa. Todas essas experiências estão apontando para um resultado muito importante: a tecnologia bem empregada na educação, pode sim, fazer muita diferença!
Nenhum comentário:
Postar um comentário