sábado, 13 de novembro de 2010

III SETEC

Teoricamente, os blogs deveriam retratar o cotidiano do autor, com informações atualizadas diariamente. Digo teoricamente porque não é tão simples assim quando temos toneladas de atividades para colocar em dia no final do semestre. Quem anda por aqui já conhece o meu estilo e sabe que eu gosto de remoer as minhas impressões sobre vários temas, mas quando o acontecimento provoca muitas reflexões, o tempo exigido para concluir o post é muito maior. Foi o que aconteceu no dia 03 de novembro, quando participei do III SETEC – Seminário de Educação e Tecnologia na Escola Pública, promovido pela Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco. O evento aconteceu no período de 3 a 5 de novembro, em Gravatá com o tema central “Tecnologia e Educação: desafios atuais para a prática docente”, contando com a participação de aproximadamente 190 professores da rede estadual, e palestrantes da Universidade Federal de Pernambuco. Fui convidada por Adriana Aleixo e nem pestanejei, fui correndo participar porque convencer professores da rede pública sobre a importância do uso das tecnologias digitais na educação, é comigo mesmo! No caminho para Gravatá, conheci o professor Alex Sandro, professor do CIN da UFPE e coordenador do projeto Amadeus (do qual já cansei de falar aqui). Parece incrível, mas nós ainda não nos conhecíamos e enquanto conversávamos sobre os nossos trabalhos, ele perguntou: não é você a professora que tem um blog? Hahaha, pois é queridos leitores, ele me conhecia através do blog! Chegando ao local do evento, fomos recebidos por Adriana, que é um amor de pessoa e muito competente, o tipo raro de pessoa que realmente acredita no que faz. Conversamos bastante e adivinhem só? Ela também me conhecia através do blog! Eu adorei participar do evento e fiquei bastante impressionada com a mobilização do Estado para sensibilizar e formar professores para o uso das tecnologias em sala de aula. É uma pena que nem todos percebam a importância desses momentos e o que eles representam como política pública, mas penso que é assim mesmo, precisamos inovar, tentar e insistir até que a apropriação tecnológica realmente se efetive. Para não contar só a minha visão do evento, reproduzo o relato oficial: O evento, promovido pela Superintendência de Tecnologia da Informação/STI, através da GSTE, em parceria com a Gerência de Ensino Infantil e Fundamental/GEIF, teve abertura da professora Zélia Porto. Em seguida foi a palestra do professor Alex Sandro Gomes, da Universidade Federal de Pernambuco, que abordou o tema “O uso das TICs na escola pública e seus impactos na formação dos alunos”, e da professora Ana Beatriz Gomes, também da UFPE, que apresentou o tema “Os professores e os desafios da aprendizagem mediada por tecnologias digitais”. A principal mensagem deixada aos professores pelos palestrantes foi: “não percam o tempo histórico esperando as condições mais adequadas da tecnologia na escola - apesar de todas as dificuldades, das situações adversas, os resultados podem sim, ser positivos”. O Superintendente de Tecnologia , João Carlos Duarte, ao fazer o encerramento do evento, agradeceu a parceria da GEIF, a participação dos professores, oficineiros e o esforço da equipe organizadora e coordenação. Finalizando, ele salientou que: “esse Seminário não foi para tecnólogos nem para loucos por máquinas, foi um encontro para professores e professoras loucos por ensinar !!!”.

2 comentários:

Cristina Nascimento disse...

Que massa Ana! Sou professora do estado e louca pra fazer funcionar a tecnologia na minha escola, tenho desenvolvido junto com meus alunos do projeto travessia um blog, até escrevi para o Hipertexto sobre ele, mas não vi tanta empolgação por parte do estado, fiz tudo por conta própria, tentei publicá-lo comò experiência bem sucedida e não consegui, mas continuo fazendo. Na minha escola o laboratório não funciona, hoje, é por conta da "reforma", mas muitas vezes levo meu notebook, pego internet móvel emprestada pra tentar fazer com que meus alunos participem e sejam incluídos digitalmente. Eu gostaria muito de ter estado neste evento. E fico muito feliz com esta iniciativa do estado. O blog da minha turma é: www.turmagtravessia.blogspot.com ele ainda não funciona como deveria, mas estamos fazendo o possível para funcionar.
Beijos,
Cris

Ana disse...

Cris,

Pois é, são os desafios que temos que enfrentar, mas apesar da dureza que a realidade nos impõe temos que fazer como você: encontrar as brechas no sistema para fazer a coisa funcionar.

Beijos,

Ana

Ads Banner

Google Analytics