segunda-feira, 21 de abril de 2008

Simulação, Simulacro e Matrix

Recentemente, visitei um aquário marinho em Natal e tive a oportunidade (arrepiante) de passar a mão nas costas de um tubarão-lixa. Foi uma experiência interessante, muito mais pelo medo da aproximação com o bicho mais temido dos sete mares. Acrescentei esta experiência na lista de muitas outras que tive na minha vida, a maioria propiciada por uma condição econômica e um ambiente cultural favorável. Sim, porque muitas pessoas, mesmo sem limitações financeiras, nunca entraram em um museu... Morei no Rio de Janeiro em um período áureo de exposições fantásticas no Museu Nacional de Belas Artes, Casa França-Brasil, Centro Cultural do Banco do Brasil (que já vale a visita só para olhar o espaço), Museu de Arte Moderna, Museu de Arte Contemporânea em Niterói, sem falar nas visitas ao Teatro Municipal, Biblioteca Nacional,etc. A maioria destes espaços estão distantes entre si apenas algumas ruas. Assim, pude visitar exposições de Rodin,Monet, Matisse, Miró, Picasso,Dali, em um curto intervalo de poucos anos. Levei vários alunos nestas visitas, mas muitos outros não tiveram esta oportunidade. A maior parte dos grandes museus no mundo estão possibilitando passeios virtuais através de um clique, assim como temos várias animações e experiências de Química e Física na Internet. Acredito que estas possibilidades podem colocar qualquer pessoa em contato com experiências interessantes, mesmo que virtualmente. Sim, são simulações, nada se compara ao experimento concreto, mas não seria melhor aproveitar a matrix que existe na web do que não conhecer nada? Conheço professores que atuam nas escolas públicas apenas com o tradicional "cuspe e giz" porque não encontram as condições e os materiais necessários para incrementar sua aula. Por outro lado, temos várias escolas públicas com laboratórios de informática lacrados porque os professores não se interessam em usá-los. Afinal, como dar uma aula de verdade usando o computador como ferramenta? Talvez um simples passeio pela matrix, sem pretensão de provar isto ou aquilo, seja um bom começo para realizar as simulações dos conteúdos.

3 comentários:

Teresinha Bernardete Motter disse...

Obrigada Ana, será uma satisfação poder estar em contato contigo, com teu trabalho. Li agora teu post sobre "viver" mesmo que não seja no real, simulações.Certamente é uma forma de aprender e como.Certamente exige que o professor esteja preparado para isso, que procure conhecer e saber usar outras ferraments que não a voz e o quadro negro.
um abraço
Bernardete

Ana disse...

Bernadete,

Vou apresentar seu blog aos meus alunos, alguns estão desenvolvendo monografias sobre o tema e será muito interessante este contato. Obrigada pela visita!

Abraços.

Anônimo disse...

OI Ana
Estou amando esta história do blog. Produzir textos é prazeroso e essa oportunidade nos deixa fascinada e estimulada a escrever muito mais. Que feriado produtivo para você! Gostei! Parabéns pelas sugestões didáticas. Que bom! Belo e colaborativo. Também aproveitei o feriado e elaborei um texto sobre a experiência do Curso que ministrei em Sousa e a relação com os saberes. Dá um espiada, tá?
Bjus
Diva

Ads Banner

Google Analytics