segunda-feira, 22 de dezembro de 2008

Trabalhos da Graduação

Minha experiência em orientações esteve concentrada até hoje em monografias de especialização. Eu não faço parte de nenhum programa de pós-graduação em nível de mestrado e doutorado como professora, mas atuo na graduação e na especialização em diversos cursos. No meio deste ano conclui a orientação de vários trabalhos com alunos de especialização e não foi uma tarefa fácil, principalmente porque vários alunos estavam há muitos anos sem estudar. Na última sexta-feira foi o dia das defesas dos meus alunos de graduação (Licenciatura em Computação) e fiquei surpresa com os resultados obtidos nos trabalhos. Embora estes alunos sejam inexperientes do ponto de vista da pesquisa, suas dificuldades são compensadas com a facilidade de leitura e estrutura na sistematização do conhecimento. Basta um único direcionamento e eles prontamente compreendem onde queremos chegar e conseguem concluir a atividade proposta com desenvoltura. As apresentações foram excelentes, todos seguros e desenvoltos, passaram a certeza de que estudaram horas para estar ali. Meus três orientandos realizaram pesquisas em diferentes áreas do uso da tecnologia na educação: Daniell Wagner pesquisou o perfil dos blogs educacionais, Thyago Ferreira pesquisou o telecentro como instrumento de inclusão digital e social e Heloise Santos (foto) se debruçou sobre o uso da informática em crianças com dificuldades de aprendizagem. Todos eles trouxeram contribuições importantes e surpreendentes sobre suas pesquisas. No trabalho sobre blogs, verificou-se que a maior parte dos professores blogueiros atua na escola pública e o número de links nos blogs educacionais para outros blogs ainda é muito pequeno (a média é menos de dez links), dificultando a formação de redes. No trabalho sobre telecentros, foi apontado que o discurso oficial do telecentro está centrado na formação de mão-de-obra, mas 64% dos frequentadores querem usar o telecentro para o acesso livre em sites de redes sociais e informação. Heloise verificou que o desempenho dos alunos nas aulas de informática é muito superior ao da sala de aula convencional, e que alunos considerados problemáticos pela professora polivalente, são considerados normais pelos professores de informática.Depois deste resultado, quero duzentos orientados de graduação, pouco importando seu valor limitado na pontuação do lattes ou nos relatórios de produtividade docente. Para quem tem Academicard, um trabalho bem feito não tem preço...

2 comentários:

Teresinha Bernardete Motter disse...

Ana Beatriz, passei aqui como sempre faço, desta vez para te desejar um Feliz Natal, mas como sempre , teus escritos me seduzem.Adorei os assuntos dos teus orientandos da graduação. Em relação a alunos com dificuldades, no LIE o ambiente formado é totalmente diferente então, tudo muda ,as ações mudam. Que no próximo ano eu continue a aprender contigo.
Um grande abraço
Berna

Ana disse...

Berna,

O mais legal é que ele citou teu blog no trabalho como o mais estruturado e coerente com a proposta, e eu nem interferi em nada na pesquisa. Assim que ele terminar a revisão eu mando para você dar uma olhada... Um excelente final de ano para você, parabéns pelas conquistas de 2008 e que 2009 seja tudo isso e muito mais!

Beijão

Ads Banner

Google Analytics