segunda-feira, 20 de abril de 2009

Bibliotecas Digitais

Acabo de ler que a Unesco vai lançar amanhã em Paris (trés chic, porque não fazem um lançamento na Somália?), a World Digital Library, um site com acesso grátis a livros, mapas, manuscritos, filmes e fotografias raras. É um projeto semelhante ao Google Book Search e a biblioteca virtual Europeana. O objetivo do projeto, segundo a Unesco, é reduzir a exclusão digital, ampliar o conteúdo "não-ocidental" na internet e oferecer conteúdo para ensino on-line.O projeto foi idealizado pela Unesco e outras 32 instituições. Em um primeiro momento, o conteúdo estará disponível principalmente em árabe, chinês, inglês, francês, português, russo e espanhol e haverá conteúdo adicional em outras línguas. Fico imaginando o impacto da sistematização do conhecimento em bibliotecas digitais. Quando eu era criança, minha mãe comprou uma enciclopédia no Círculo do Livro, chamada "Tudo". Aqueles três volumes de capa azul eram a minha única fonte de consulta e, depois de alguns anos, eu já tinha memorizado vários verbetes. Hoje, minhas filhas e meus alunos por mais tempo que passem na frente de um computador não conseguirão dar conta de todas as informações disponíveis. Ainda bem que nós, professores, vamos encontrar algo mais útil para fazer em sala de aula do que repetir as informações da Barsa...



# Eu ando com os nervos em pandarecos por causa da qualificação do doutorado na próxima sexta e, obviamente, a família não colabora, nada funciona direito e o mundo está prestes a acabar... Minha filha adolescente me pede para dar carona para uma festa no sábado à noite, em algum lugar que ela não sabe direito onde é. Deixo os meus procedimentos teórico-metodológicos de lado, respiro fundo e vou fazer meu papel de mãe. Depois de vinte minutos rodando sem achar o endereço, ela telefona para cinco pessoas diferentes que não conseguem explicar com chegar na tal festa. Eu, literalmente surto, e aos berros digo que vamos para casa, que eu não sou palhaça etc e tal. Trecho sui generis do diálogo? Lá vai: - Você passa o dia todo na #@*% do computador, custava encontrar a %&* da rua no Google Mapas e descobrir como chegava na #@!% da festa? Faça alguma coisa útil na Internet ao invés de ficar só no MSN e Orkut!!!! Sim, eu sou uma mãe desbocada, sim, estou surtada e a coitada não tem culpa, mas convenhamos... Até nessa hora tem que lembrar da @#$% do uso das tecnologias???!!!

2 comentários:

Flávio disse...

Acessei o World Digital Library e vi que existe muita informação lá; como vamos desviar a atenção dos jovens para essas fontes de informação, tipo de Educação, é um desafio.Pelo menos, na minha vivência de sala de aula, temos 4 grandes concorrentes: sites de esportes, culinária, ORKUT e MSN... MAs vamos em frente.

Flávio disse...

pois é, adolescentes são capazes de fazer brotar as mais terríveis #@!&% e #@!&% nas bocas mais improváveis...Ponto para as tecnologias!

Ads Banner

Google Analytics