Acontecerá um seminário na Argentina a partir de amanhã sobre a web 2.0, capitaneado por Hugo Pardo. O título do seminário é Educação Web 2.0, Tecnologia Invisível/Aprendizagem Colaborativa: A Universidade do Século XXI. Eu achei o termo tecnologia invisível simplesmente irresistível porque sintetiza muitos elementos que caracterizam a Web 2.0 em uma definição simples. A facilidade para o usuário em publicar um conteúdo na web, fazer upload de vídeos, criar um site, compartilhar fotos, entre outras ações, é determinante para o uso que se faz da Internet. É a diferença entre acreditar que o professor precisa fazer capacitação do pacote Office da Microsoft (argh!), ou conhecer as ferramentas que permitem a autoria (Blogs, Facebook, YouTube etc) e participar de listas de discussão sobre o seu uso. Quanto menos percebemos a estrutura tecnológica dos dispositivos, digitais, mais fácil se torna a sua utilização em favor da aprendizagem. Assim, pensar a Web 2.0 como uma estratégia de marketing ou um conceito pouco consistente, é não compreender a dimensão educativa da web e a apropriação (finalmente!) das novas tecnologias pela educação.
2 comentários:
Parabéns pelo blog e gostei bastante de ler sobre as tecnologias invisíveis.
Se possível me manda um e-mail. pr.lisboa@bol.com.br.
Paula,
Obrigada, vou mandar um e-mail para trocarmos mais figurinhas...
Abraços,
Postar um comentário