quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Padrão de Competência em TIC para Professores

A UNESCO está desenvolvendo o Projeto de Padrões de Competência em TIC para Professores (ICT-CST) com o objetivo de avaliar o desenvolvimento profissional do docente na integração das TIC ao ensino e à aprendizagem. O Projeto de Padrões de Competência em TIC para Professores "pretende melhorar a prática dos professores em todas as áreas de trabalho, combinando habilidades em TIC com inovações em pedagogia, currículo e organização escolar. Também se concentra no uso que os professores fazem das habilidades e dos recursos em TIC para melhorar o ensino, colaborar com os colegas e, provavelmente, se tornarem líderes de inovação em suas instituições. O objetivo geral do projeto não se restringe apenas a melhorar a prática docente, mas também fazê-lo de forma a contribuir para um sistema de ensino de mais qualidade, que possa dar prosseguimento ao desenvolvimento econômico e social do seu país". A iniciativa da UNESCO está relacionada com a discussão existente hoje em vários países sobre o desenvolvimento de e-competências (ou e-skills) em alunos e professores. É interessante observar que o documento do Pró-Licenciatura, elaborado em 2005, também sinalizava preocupações e orientações semelhantes. O material está dividido em três módulos disponíveis para download.


Padrões de competência em TIC para professores: marco político - Esta brochura explica a racionalidade, a estrutura e a abordagem do projeto.


Padrões de competência em TIC para professores: diretrizes de implementação; versão 1.0 - Esta brochura fornece detalhes das habilidades específicas a serem adquiridas pelos professores em cada módulo de uso de tecnologia de informação e comunicação (TIC) na educação.


Padrões de competência em TIC para professores: módulos de padrão de competência - Esta brochura mostra os módulos de padrões de competência para o uso da tecnologia de comunicação e informação (TIC) por professores, o qual cruza os componentes da reforma educacional com várias abordagens políticas.

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