Esta semana duas publicações importantes sacudiram as redes que compartilham as discussões sobre educação e tecnologia. O livro STRIDE Handbook 8:E-Learning, da Indira Gandhi National Open University (IGNOU), traz uma reflexão interessante sobre várias ferramentas inovadoras e seu uso educacional. Segundo o texto de apresentação do e-book, o livro é um humilde esforço para colocar "aprendizagem" antes de "tecnologia". Nós acreditamos e entendemos que a infra-estrutura tecnológica por si só não é suficiente para o sucesso do e-learning. Portanto, temos estado envolvidos no diálogo, discussão e debate sobre as capacidades potenciais, pontos fortes e limitações das tecnologias em linha em programas educacionais. Outra publicação importante é o relatório Horizon Report 2010 que apresenta as principais tendências do uso das tecnologias na educação. As principais tendências anunciadas no relatório são: computação móvel, conteúdos abertos, livros eletrônicos, realidade aumentada, computação gestual e análise visual de dados. Por enquanto o relatório está disponível apenas em inglês, mas voluntários já estão se mobilizando para traduzir o material. Aguardem!
Nenhum comentário:
Postar um comentário