terça-feira, 12 de abril de 2011

Cursos, textos e eventos

Na disciplina Tópicos em Tecnologias na Educação (EAD) do Edumatec, nós discutimos o design instrucional e alguns alunos se interessaram em fazer um curso sobre o assunto. Pessoalmente, não acho que valha a pena fazer um curso para aprender a formatar cursos tradicionais em ambientes virtuais de aprendizagem, mas o João Mattar está oferecendo um curso interessante chamado Design Instrucional Educacional, através da proposta do Artesanato Educacional. "O curso procura apresentar um modelo de Design Educacional mais flexível e menos rígido do que os modelos tradicionais de Design Instrucional, incorporando elementos de interatividade e design de games". É uma proposta inovadora para discutir os modelos de EAD e as possibilidades de construção de percursos pedagógicos que realmente potencializem a aprendizagem. Na categoria leituras, temos dois textos interessantes: o primeiro é a coleção Didática e Prática de Ensino que traz os textos do XV ENDIPE com um volume sobre Educação a distância e tecnologias da informação e comunicação. A coleção apresenta vários textos interessantes de autores consagrados na área, como Simão Marinho, Vani Kenski, Nelson Pretto etc. O segundo texto (indicação do Sérgio Lima, via twitter) é o artigo Wikis na educação: potencial de criação e limites para produção colaborativa em atividades no Moodle, de Ilse Abegg, Felipe Müller e Sérgio Franco. Sobre os eventos, tenho duas indicações: o IV Encontro Nacional de Hipertexto e Tecnologias Educacionais: hipercomunidade, escola e tecnologias digitais: entre o não ainda e o já passou, que acontecerá nos dias 26 e 27 de setembro , na Universidade de Sorocaba e o ESUD 2011 - VIII Congresso de Ensino Superior a Distância, que será em Ouro Preto, no período de 03 a 07 de outubro. Os dois eventos estão com as inscrições de trabalhos abertas. Ufa, é isso, espero que as indicações valham a pena!

2 comentários:

Rafaela Melo. disse...

Olá, prof. Ana Beatriz. Meu nome é Rafaela Melo, sou aluna da graduação em Pedagogia na UFPE e tenho bastante interesse pelo uso do software livre na educação, inclusive tenho um blog a respeito disso http://www.softwarelivreeducativo.blogspot.com e gostaria muito de participar de algum grupo de pesquisa como voluntária a respeito dessa temática ou sobre o uso de softwares na educação. Procurei o prof. Sérgio Abranches, que foi meu prof. no semestre passado e falei sobre o meu interesse na área e ele me fez uma recomendação sua e me pediu para te procurar pois, segundo ele um orientando seu estava trabalhando com o essa temática do software livre, o que me deixou muito animada pois não tinha conhecimento dessa temática no Centro de Educação. Gostaria muito que pudessemos entrar em contato para conversar a respeito, agradeço a sua atenção desde já. Deixo o meu email pra contato:melo.rs@hotmail.com

Ana disse...

Rafaela,

O Sérgio já tinha me falado sobre você, vamos conversar. Eu tenho um orientando que está pesquisando SL, sim. Podemos nos encontrar na próxima terça, pela manhã.

Abraços,

Ana

Ads Banner

Google Analytics