domingo, 4 de maio de 2008

Na Natureza Selvagem

Aproveitei este feriado prolongado e resolvi colocar em dia as leituras desvinculadas dos propósitos acadêmicos. O livro escolhido foi "Na Natureza Selvagem" de Jon Krakauer. Eu gosto muito do estilo do Krakauer e já tinha lido dois livros dele - No Ar Rarefeito e Sobre Homens e Montanhas - repletos de descrições sobre paisagens belas e selvagens e a relação do homem com elas. Não concordo com alguns críticos que atribuem o sucesso de Krakauer ao tema escaladas. Vejo nos livros dele uma sensibilidade enorme ao tratar dos limites físicos, emocionais e espirituais do homem frente as aventuras e a força da natureza. O relato sobre a trágica aventura do jovem rapaz MacCandless, que abandonou tudo para buscar a sobrevivência na natureza selvagem no Alasca, é perturbador sob vários aspectos, mas o principal deles é a necessidade individual de encontrar seu próprio caminho. Independente das conseqüências...O livro aborda várias explicações para as decisões do rapaz, mas o fato é que uma busca interior é um processo individual que não precisa ser explicado ou justificado para ninguém. Quantos de nós já não mudou de vida, de casamento, de profissão,de país, justamente por sentir esta inquietação na alma? Possivelmente não fomos tão radicais quanto o jovem MacCandless, mas considerando a trajetória de cada um, algumas ações podem ser consideradas por nossos amigos e parentes tão radicais quanto esta. Eu mesma refiz a minha própria história, mudando de emprego, de cidade e de casamento, motivada por uma busca interior. Felizmente, o resultado da minha busca foi extremamente positivo, mas não existia nenhuma garantia que seria assim. Quanto mais eu aprofundo meus estudos sobre educação e tecnologia, mais eu percebo que algumas pessoas podem se sentir inadequadas em determinadas propostas de aprendizagem, e a possibilidade de existir formas diferenciadas para motivar e acompanhar o aluno, deveria ser encarada com mais positividade. Esta inquietação interna vem levantando muitas outras opções para a aprendizagem e a tecnologia na educação é mais uma ferramenta para a superação de desafios, como muitas outras que existem.Não é melhor, nem pior, apenas precisa ser mais considerada e respeitada assim como a opção de vida de MacCandless.Talvez a palavra mais adequada nestes inúmeros debates sobre o assunto seja tolerância - para compreender o outro, a educação, a aprendizagem e, sobretudo, a nós mesmos.

4 comentários:

Unknown disse...

Olá Ana!
Feliz descoberta!!...Leitura incansável das postagens de seu Blog. Afinal foram muitas descobertas,certamente surgiram possibilidades de lincar temas relevantes deste espaço. Certamente será mais um ponto de sustentação na Rede. Aproveitei a aoportunidade e me inscrevi no http://anabeatrizgomes.pro.br/moodle/index.php
Abços
Luiz Napoleão Vieira
Abços

Ana disse...

Luiz,

Puxa, fiquei toda fofa com seu interesse no blog. O ambiente virtual está mais focado para meus cursos presenciais (que paradoxo, não?). Se você tiver interesse temos um AVA de nosso grupo de pesquisa, chamado Mediação Pedagógica, da UFPB. Se quiser participar, mesmo que virtualmente, será bem vindo!

Abraços,

Anônimo disse...

Somos alunos do 1° período de Comunicação Social da Faculdade Maurício de Nassau e estamos realizando uma pesquisa com professores que utilizam Blogs como ferramenta pedagógica. Através desse trabalho pretendemos mostrar a relação das novas tecnologias com a metodologia de ensino, a resposta dos alunos quanto ao meio utilizado e o interesse didático despertado por essa ferramenta.

Gostaria que, se possível, você contribuísse conosco respondendo um roteiro de entrevista.




Grata pela atenção, espero ansiosamente por uma resposta.

Para entrar em contato: priscyllaplauto@gmail.com

Anônimo disse...

Ana

Estou impressionada como você administra bem o seu tempo para realizar tantas "tarefas", entre elas, produzir textos. Você é uma danadinha... Parabéns! Fico feliz com a sua ascensão na vida acadêmica. Você vai longe, menina! Continue assim. Você tem muito a contribuir conosco.
Beijão
Diva

Ads Banner

Google Analytics