Eu sempre brinco com meus colegas quando estou saindo de uma sala de aula, dizendo "hoje atingi meus objetivos educacionais" quando uma proposta dá certo. A experiência já me provou com todas as leis de Murphy que não basta planejamento ou boa vontade, é preciso haver uma química entre quem está se propondo a ensinar e os que se dispõem a aprender. Eu quase sempre termino uma aula dizendo, valeu gente, obrigada e até a próxima. Este comentário provoca alguma estranheza nos meus pares, que devem pensar que sou subserviente, afinal meu papel é "dar" aulas. Faz muito tempo que eu não "dou" nada, mas tenho compartilhado bastante, trocando experiências, desejos, idéias, vivências e opiniões. A primeira coisa em quem compartilha ao invés de dar, é que a comunicação acontece de forma multidirecional, já que é impossível um monólogo quando estamos compartilhando alguma coisa. Quando eu termino minha aula, agradeço aos meus alunos por sua paciência em escutar, disposição em participar e consideração em me receber e estar presente. O fato é que muitas vezes eu planejo coisas interessantes, pirotécnicas mesmo, e o resultado é um fracasso. Outras vezes, uma estratégia simples faz o maior sucessão. Minha conclusão é que lidamos com seres humanos, com suas características (ao invés de defeitos e qualidades que emite um juízo de valor) que torna o resultado imprevisível. Uma aula boa ou ruim dependerá de muitos fatores, mas o principal elemento é a vontade de ouvir o outro, ou se colocar no lugar dele. Relativizando, como diria meu velho professor, Roberto da Matta. Na palestra de quarta-feira, eu e Joácio (que dividiu a palestra comigo), planejamos nossa estratégia, eu trouxe pequenos filmes de organizações não governamentais em forma de desenho e ele elaborou uma brincadeira sobre a ciência. Na platéia, 150 pessoas, a maioria muito jovem e todos cansados depois de um dia de trabalho. O resultado foi maravilhoso, muitas pessoas participaram e contribuíram com suas experiências e depoimentos. No final, fizemos até sorteios! Terminei como sempre, agradecendo a presença de todos, a paciência e a disposição em nos escutar e participar. Saí de lá com o coração leve e a alma plena, convicta de que sempre vale a pena tentar...Coloquei um dos vídeos da minha apresentação para vocês se divertirem um pouquinho.
5 comentários:
Simples, mas bem significativo!
Um abraço
Meu querido Manu,
Seu carinho é sempre um alento... Deixei um post no seu blog.
Beijos
Querida, precisamos contagiar nossos "pares" educadores com o dinamismo, com o envolvimento sadio, na observância que porofissionalismo não significa indiferença.
Parabéns pelo seu trabalho. Sempre.
Um abraço,
Fernando Pimentel
Fernando,
Quase fui fazer o concurso aí na sua terrinha, a UFAL abriu vaga para EAD. Maceió é linda demais, mas quem pode pensar em trabalhar morando aí?
Beijos
Fernando,
Quase fui fazer o concurso aí na sua terrinha, a UFAL abriu vaga para EAD. Maceió é linda demais, mas quem pode pensar em trabalhar morando aí?
Beijos
Postar um comentário