sexta-feira, 6 de junho de 2008

A Hermêutica de Gadamer e Eu...

Mesmo que eu explicasse, detalhasse e provasse, mesmo assim, vocês não teriam idéia de como foi estressante preparar o seminário sobre a hermenêutica de Gadamer para o curso de Pesquisa Social. A infinidade de textos, livros, dicionários de filosofia e ciências sociais...Não vou nem comentar o desfecho aqui, porque ele foi tão surrealista que parecia mais um seminário sobre Salvador Dali. Se eu não estivesse tão segura da minha sanidade mental, teria pensado que estudei o assunto errado. Prefiro reproduzir um trecho do texto que achei realmente belo e foi responsável por minha quase obsessão com este tema:


"... Gadamer lembra a dimensão educativa da experiência, que defrauda expectativas, trazendo a dor do crescimento.O que o homem aprende pela dor é a percepção de seus limites, por isso a experiência humana é a experiência da finitude. O homem experimentado sabe que não é dono nem do tempo nem do futuro, pois conhece os limites de toda previsão e insegurança de todo plano". (Gadamer, 1977).


Eu realmente fiquei apaixonada pela figura deste velhinho fofo que escreve de forma tão sedutora...Agora que já me livrei da pressão do seminário, voltei a ser uma pessoa normal que pode trabalhar, respirar, caminhar, enfim, viver!

3 comentários:

Prof. Dr. Manuel Pina disse...

UFA!

Que bom que vc voltou ao normal.... cheguei a pensar que tinha perdido uma parceira na luta pela transformação da educação!

Bom retorno à vida normal! E não nos assuste mais desse jeito!

Um xeiru

Anônimo disse...

OI An
Já tinha postado um comentário sobre o texto anterior. Mas, depois de "ler sua exaustão" com as atividades de Pesquisa Social, não me contive. Esse Gadamer é mesmo "porreta". Ele tem toda razão... Também, quem sou eu para dizer que não tem? Sabia das minhas limitações, mas agora tenho certeza. Quero ler esse camarada.

Anônimo disse...

Oi Ana
Quem disse o comentário acima? Adivinha!!! Fui eu, sua Fofa! E estou fofinha mesmo, com 62 quilinhos. Quase uma baleia.

Bjus
Diva

Ads Banner

Google Analytics