segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

Blogs.com

Encontrei na rede algumas informações sobre o livro "Blogs.com. Estudos sobre blogs e comunicação" (SP, Momento editorial, 2009), organizado por Adriana Amaral, Raquel Recuero e Sandra Montardo, com uma coletânea de artigos sobre o uso de blogs. Fiquei surpresa porque o livro será lançado em versão eletrônica sob licença Creative Commons, na Campus Party em São Paulo. É interessante porque espaços como Campus Party, Fisl, entre outros, sempre foram eventos organizados pelo pessoal mais anárquico, que buscava quebrar completamente as bases que sustentam a propriedade de informação em nossa sociedade. Felizmente, estes grupos conseguiram se estruturar enquanto movimento e fizeram o caminho inverso, trazendo segmentos mais "quadrados" e pouco flexíveis para os seus espaços de discussão.Um movimento semelhante também está acontecendo com os blogs, já participei de debates sobre a categoria blog como algo inferior, passageiro e sem credibilidade, principalmente de jornalistas vinculados aos grandes veículos de comunicação. Hoje, vejo o movimento inverso, vários jornalistas mantém os seus blogs como uma tentativa de estar inserido em um perfil de leitor que busca muito mais do que só um lado da informação. Assim, lançar um livro acadêmico em um evento como o Campus Party, com versão eletrônica em Creative Commons, é bom demais porque dissemina uma tendência de compartilhamento, tão pouco praticada entres nós. Eu já tinha visto experiências similares em Portugal e no México, mas não conhecia uma experiência aqui no Brasil. O livro, em versão digital, estará disponível em breve no site http://www. sobreblogs. com.

4 comentários:

Morena de Angola disse...

Beatriz, por falar em blog, teu blog ficou lindo! De cara nova! Tuas fotos também tão fofas!
Agoraaaaa, me diz onde faço o curso pra o wordpress! Dãããããã!

Beijos

Teresinha Bernardete Motter disse...

Ana, teu blog tá lindo!!!Tudo ,desde o banner lá em cima ao menu. Adorei ver meu blog em tua lista.Tem selinho prá ti lá no meu.
Alásia, não é difícil criar um blog no wordpress, no meu blog há um link para um que criei e não pude mais "mexer".Podemos te ajudar se quiseres.
bjs
Berna

Ana disse...

Berna,

Como você está? Melhorou? Eu achei tão bonitinho você escrevendo sobre as férias sem as filhas. Eu tenho três: Illa com 20 anos, Ingrid com 15 e Amariah com 3 anos. Já deu para ver que é impossível conciliar os interesses de todo mundo! Obrigada pelo elogio, vindo de uma expert como você, só pode me deixar muito fofa.

Beijos,

Ana disse...

Alásia,

Eu adoro mexer nestas coisas, como você bem sabe... Pena que não tenho a competência técnica para fazer melhor. Eu tb tô levando uma surra do wordpress, acho que vou voltar para o blogspot mesmo...

Beijos,

Ads Banner

Google Analytics