segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Blog do Planalto

Que rufem os tambores blogueiros, depois de Obama ser considerando um presidente up to date por usar a web em sua campanha e no governo, a nossa versão de presidente fofo estreou um blog oficial, chamado Blog do Planalto. Embora esteja com cara de site e não de blog (os comentários não estão habilitados, por exemplo), o fato de um governo criar um blog já nos tirou (humildes blogueiros) do limbo. Ter um blog era mais ou menos como ter uma tatuagem em tempos mais antigos ou um piercing em tempos mais recentes.Era preciso justificar, argumentar e sustentar as razões para blogar. Os jornalistas estavam mais envolvidos no debate porque a existência de alguns blogs subverteu a ordem institucional e o poder das notícias. Porém, na educação a história não é muito diferente. Para usar o blog na educação ou ter um blog educativo, é necessário estruturar o blog em alguns critérios estabelecidos por meia dúzia de pessoas que se julgam autoridades no assunto. Caso contrário, não é um blog "educativo". Recentemente, uma instituição selecionou alguns blogs como exemplos de blogs educacionais. Nada contra os selecionados, mas a justificativa para selecionar o blog x e não o z foi o fato de alguns blogs "avançarem nos comentários pessoais e políticos". Ou seja, algumas pessoas (sim, elas existem!) acreditam que o professor/educador não pode esboçar opiniões pessoais ou políticas, já que o blog para ser "educativo" tem que ser isento. Ora, o conhecimento e a sua transmissão nada têm de isento, quem estuda um pouco sobre estudos culturais ou a construção de identidades deve ter tido um colapso nervoso quando leu isso... A minha compreensão é que os blogs são espaços para que o sujeito (ou grupo) se coloque na web, tenha voz, visibilidade e alma. Caso contrário, o professor/educador corre um sério risco de construir um arremedo do livro didático. De qualquer forma, temos agora entre os blogueiros jornalistas, professores, presidentes, feministas, moralistas e todo tipo de gente. E viva a diversidade na web!


#Aproveitando o Blog Day, indico os cinco blogs que estão na minha lista de favoritos:
Denise Arcoverde (atualidades, mundo, mulheres)
Escreva Lola Escreva (mundo acadêmico, cotidiano, feminismo)
Paraibarama (mundo acadêmico, notícias)
E-rgonomic (tecnologias e competências digitais)
Trezentos (inclusão digital e software livre)

6 comentários:

Vanessa Bohn disse...

Olá Profª Ana Beatriz,

Como hj é dia do Blog, criei um post e indiquei o seu blog. A propósito ele jáestá na minha lista de favoritos!

Grande abraço,
Vanessa

Sérgio Lima disse...

Opa Ana,

Sobre a matéria dos blogues educativos, a jornalista parece não ter descoberto os feeds. Pois ainda acha que regularidade em blogue é item importante.

Sobre o Blogue do Planalto, as conversações podem ocorrer via trackback.

Num blogue de grande visibilidade e acessos, isto barra os flames e incentiva o pessoal a escrever nos seus blogues as ponderações.

É uma barreira de entrada que qualifica o debate! E faz com que os blogues descubram e usem o trackback :-)

abs

Ana disse...

Vanessa,

Obrigada! Fiquei muuuuito fofa... Não conhecia o seu blog, vou colocar o link aqui.

Abraços,

Ana disse...

Sérgio,

É verdade, não tinha pensado nisso... O Noblat também criticou o blog por causa da falta de espaço dos comentário (claro, ele tem que criticar o Lula, até no blog). Quanto aos blogs educativos, concordo com todas as suas ponderações na lista, só não comentei porque desisti de participar de forma ativa.

Abraços,

Sérgio Lima disse...

Troque medo por desânimo!

… Na primeira noite eles se aproximam
e roubam uma flor de nosso jardim.
E não dizemos nada.
Na segunda noite, já não se escondem:
pisam as flores, matam nosso cão,
e não dizemos nada.
Até que um dia, o mais frágil deles
entra sozinho em nossa casa,
rouba-nos a luz e,
conhecendo nosso medo,
arranca-nos a voz da garganta.
E já não podemos dizer nada.

Intervenções muito, muito, muito pontuais podem ser necessárias :-)


abs

Unknown disse...

Bom dia ANA!
Nem precisa dizer que essa história de indicar Blogs...preferenciais...significa dizer que vc sempre estará em destaque lá no Cultura na Rede!
Bjos carinhosos... Com respeito.
Luiz

Ads Banner

Google Analytics