sábado, 8 de agosto de 2009

O estresse de uma quase (mesmo) doutora

Para a minha supresa, saiu a minha nomeação da UFPE, um mês após a homologação do resultado. Eu já estava na correria para defender a tese, agora estou correndo para defender e assumir meu cargo chique de professor adjunto. Todo mundo pensa que escrever a tese é a etapa mais difícil na vida de um doutorando, mas eu descobri que a burocracia pode ser muito, mas muito pior... Em primeiro lugar, existe uma regulamentação na Universidade que estipula o prazo mímimo para a defesa em 24 meses. Isso significa que se você for dedicado, tiver trabalhado na sua tese antes de se matricular no programa, cumprir todos os créditos, fazer as proficiências e passar no exame de qualificação, ainda terá que ficar comendo mosca enquanto aguarda o tempo regimentar para a defesa. Ora, aprovada no concurso da UFPE que não foi moleza, só me restava uma saída: entrar com um recurso para antecipar a defesa. Aparentemente, seria necessário apenas um requerimento com a exposição dos motivos, mas a realidade foi bem diferente. Fui falar com todas as instâncias possíveis e imagináveis (incluindo pró-reitores e a vice-reitora em pessoa), precisei anexar documentos intermináveis (resultado do concurso, edital provando que eu podia ter feito a seleção como doutoranda, parecer da minha orientadora, parecer do PPGE, parecer da Pró-reitoria de pós-graduação, parecer do relator, histórico escolar), e isso tudo só para começar a conversa. Conseguir o histórico foi uma loucura, tive que ir atrás dos professores, implorar para que colocassem as minhas notas (inclusive as de 2008.1), correr atrás do funcionário que digita as notas (porque só existe um), entregar os artigos das disciplinas que encerraram em julho e pedir ao professor para corrigir da noite para o dia (por incrível que pareça, essa foi a parte mais fácil). Resultado: processo aprovado por unanimidade no Consepe e defesa marcada para o dia 17. Enquanto isso, corro atrás dos exames (sangue e parecer cardiológico), tiro cópias de documentos para assumir o cargo e providencio a minha exoneração na UEPB. Tudo ao mesmo tempo! Se tudo der certo, estarei em sala de aula no dia 18. Como diria o slogan da Natura, é crer para ver!

4 comentários:

NaraRocha disse...

Olá Ana,
Nossa tava procurando aqui na internet alguma informação mais clara sobre a documentação para assumir o cargo de Profa. da UFPE e acabei chegando no seu blog.

Sou NaraRocha aqui da UFPE e recebi hoje a nomeação para professora assistente do curso de Design de Caruaru, e estou super nervosa porque não defendi ainda, na verdade estou depositando segunda e entrei com um ofício na Propesq para defender com 10 dias do depósito da dissertação.

Mas o que está me deixando mais apreensiva é a colação de grau, o coordenador de Caruaru diz que eu tenho que ter colado grau, na lista de documentos a serem entregues fala apenas do certificado de conclusão, você tem alguma idéia se é preciso ter colado grau ou podemos assumir com a declaração de defesa que é entregue no dia da defesa???

Bem parabéns pela nomeação e pelo blog, adorei.

meu email para contato é:
nararocha@gmail.com

Jenny Horta disse...

Estou torcendo por você Ana! Tenho certeza que tudo correrá super bem, pois você é competente e uma de minhas maiores inspiradoras!! Mande notícias depois,
grande abraço

Ana disse...

Nara,

Espero que você consiga, tenho certeza que vai dar certo. Depois que tudo terminar ainda vamos nos encontrar naquele cursinho infame que temos que fazer para nos diplomarmos como professoras de uma universidade pública.

Beijos

Ana disse...

Jenny,

Obrigada pela força! Segunda vou contar tudo em tempo (quase) real...

Beijos

Ads Banner

Google Analytics