sábado, 15 de agosto de 2009

Câmbio, desligo

Fiz o pedido de desligamento oficial da UEPB ontem e aproveitei para colocar em dia as minhas últimas responsabilidades como professora da Universidade. Entre elas, estava a apresentação das monografias dos meus orientados do curso de Licenciatura em Computação. Como sempre, os momentos da defesa são recheados de agradecimentos, reflexões sobre as trajetórias profissionais e pessoais e sobre o próprio curso. Entretanto, diante do meu desligamento da Universidade, as apresentações foram ainda mais lacrimejantes. Felizmente, os trabalhos foram excelentes, muito além das exigências de um trabalho de conclusão de curso de graduação. Mérito exclusivo dos meus orientados, já que o final de semestre foi uma loucura, eles envolvidos com suas monografias e eu com a minha tese. Mesmo com a correria, conseguimos realizar uma produção interessante, vejam só o temas: o uso do GCompris como ferramenta de software livre para a educação (Wilkens Lenon), formação de servidores no uso do Software Livre com o Edux - ferramenta SL customizada pelos próprios alunos - (Henrique Pontes, na foto), e o uso do LiveMocha como plataforma para a aprendizagem de idiomas (Eduardo Dias). Todos eles merecem dar continuidade em suas pesquisas com publicação de artigos e projetos de mestrado. Depois da missão cumprida, tapinhas nas costas e parabéns, o chefe de departamento me disse que vão abrir novas vagas para concurso público e que eu deveria me inscrever. Não tive nem condições psicológicas, emocionais ou profissionais para responder, mas não pude deixar de pensar: sorry, baby, too late...

Nenhum comentário:

Ads Banner

Google Analytics