segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

Projeto de Pesquisa Aprovado

Uma das principais mudanças no meu trabalho atual é o foco na pesquisa e produção de artigos. Na minha atividade anterior como professora substituta, eu estudava, pesquisava e escrevia no meu tempo livre, invariavelmente nos finais de semana. Agora faz parte da minha carga horária pesquisar e produzir textos e, embora seja uma mudança positiva, eu me dei conta de que a pesquisa não é mais uma opção, é uma obrigação. Nestes últimos meses eu quase não consegui fazer nada porque passei por um período de adaptação e assumi disciplinas que não tinham nenhuma relação com o meu trabalho. Em setembro foi publicado na UFPE um edital chamado de "Enxoval", no qual os doutores recém-contratados solicitam um computador e uma impressora. Para ser contemplado é preciso apresentar um projeto de pesquisa para ser aprovado pela Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa e como já fazia um certo tempo desde a publicação do último edital, a concorrência foi grande. Com a cabeça fresquinha do doutorado, fiz um projeto que é uma continuação da minha tese e apresentei muito mais motivada pela necessidade de ter um projeto aprovado do que propriamente pelo equipamento. Com o projeto aprovado eu estaria habilitada para ser professora da pós-graduação (mestrado e doutorado) e diminuiria a minha carga horária na graduação. Existem duas formas de ter um projeto aprovado dentro da Universidade: através de editais da PROPESQ ou submetendo a proposta ao departamento e ao conselho departamental do Centro de Educação. Na dúvida, dei entrada nos dois e o projeto foi aprovado nas duas instâncias exatamente no mesmo dia. O projeto tem um título grande - "LETRAMENTO DIGITAL, AUTORIA E COLABORAÇÃO EM REDE: OS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA E O PAPEL DAS LICENCIATURAS A DISTÂNCIA NA APROPRIAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS" - e o objetivo geral é "investigar as mudanças paradigmáticas na prática docente dos professores da rede pública concluintes de cursos de Licenciatura a distância, a partir da apropriação dos dispositivos tecnológicos e consolidação da cultura digital, através da utilização das ferramentas de autoria da chamada Web 2.0". Fiquei contente com a aprovação por vários motivos, alguns deles óbvios, mas o mais importante é dar continuidade ao tema da minha tese e poder trabalhar efetivamente no que eu acredito.

7 comentários:

Anônimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Ao te desejar feliz natal e um maravilhoso ano de 2010 quero me alegrar com vocẽ por mais essa conquista. Não preciso dizer que vocẽ merece porque todos os teus leitores sabem disso. Já fazia algum tempo que estava devendo um comentário nesse blog, não apenas porque é seu, mas pelo belíssimo conteúdo cultural e humano que aqui percebo sempre que o visito. Paz e bem a você, Mariazinha, Torquato e a todos os outrosv membros da tua família. Um grande abraço.

Wilkens Lenon

Divanira Arcoverde disse...

Oi Ana

Parabéns por mais esta vitória. Não tenho dúvida de que irás longe.
Que as luzes do Natal resplandeçam em tua vida e possam refletir sobre toda família.
Um beijo fraterno
Diva

Ana disse...

Lenon,

Muito obrigada, pessoas como você, aluno, orientando, colega, me fazem lembrar da importância do papel do professor. Desejo um excelente ano para você e sua família, suas filhinhas fofas, com muito sucesso e saúde!

Um grande abraço,

Ana

Ana disse...

Minha querida Diva,

Tenho só que agradecer as suas palavras e seu apoio na minha caminhada. Você sabe que sempre foi uma pessoa importante para mim. Que você possa continuar brilhando com sua determinação e competência.Feliz ano novo para você e sua família!

Beijos,

Ana

Amanda Costa disse...

Parabéns, professora!

Ah! E antes que seja tarde demais: Feliz Ano Novo!!!!

Agora uma pergunta: como fazer para ler sua tese? Tem disponível na rede?

Beijos e Paz,

Amanda Costa

Ana disse...

Amanda,

Foi tanta correria que eu não coloquei aqui no blog porque o arquivo ficou muito grande. Vou resolver isso nesta semana e coloco aqui no blog. Promessa de ano novo!Feliz ano novo para você também!

Beijos

Ads Banner

Google Analytics