domingo, 27 de junho de 2010

"A Mente nas Estrelas...

...os olhos no horizonte e os pés no chão". Meu interesse por astronomia vem dos tempos de faculdade, onde fui monitora da disciplina por dois anos. As provas de monitoria não eram fáceis, na época eu recebia uma bolsa equivalente a um salário mínimo e poucos se aventuravam a tentar a seleção porque a disciplina era considerada difícil. Lembro que eu conhecia todas as características dos planetas, sabia os espectros das estrelas mais importantes e era capaz de localizar as constelações no hemisfério sul. Bons tempos em que minha memória era excelente... Encontrei (via @robsongfreire) um curta-metragem no blog da Miriam Sales chamado "Voyage dans notre Galaxie" que é resultado da parceria de dois franceses, o fotógrafo Serge Brunier e Frédéric Tapissier. Serge fotografou o céu, entre 2008 e 2009, a partir de duas localidades: o Deserto de Atacama (Chile) e a Caldeira de Taburiente (Ilhas Canárias). Os dois fizeram um trabalho de mosaico com as fotografias (chamado Le ciel de la Terre) e o curta-metragem. Lindo demais!


2 comentários:

Sérgio Lima disse...

Opa Ana Beatriz,

Eu fui bolsista de aperfeiçoamento no MAST (Museu de Astronomia) em São Cristóvão... e ainda gosto muito de olhar pro céu a olho nú....

Ainda me lembro do meu primeiro acampamento na Ilha Grande (longe de toda poluição luminosa da cidade grande) e do meu torpor deitado na areia e vendo, literalmente, a Via-Láctea no céu...

Nem precisava de cigarrinho pra viajar :-)

Ana disse...

Eu fui no observatório da UFRJ umas duas vezes só, quase fui trabalhar lá como bolsista/monitora. Eu queria muito ir ao Chile, observar o céu no deserto... Deve ser fantástico!

Beijos

Ads Banner

Google Analytics