terça-feira, 22 de junho de 2010

Portal UCA

Ontem tivemos mais uma rodada de formação dos multiplicadores em Pernambuco e já visualizamos com clareza os problemas que teremos que enfrentar e os resultados positivos que poderemos obter com a implantação do projeto. Discutimos as estratégias do material no e-Proinfo, o calendário de formação e tivemos a presença do Paulo André da OJE (Olimpíadas de Jogos Digitais e Educação) apresentando a proposta de jogos integrados ao currículo que é desenvolvida no Estado de Pernambuco.Embora a proposta esteja focada na competição entre as equipes de alunos da Rede Estadual, o portal permite várias outras ações dos professores e pode ter o seu uso potencializado pelo uso dos laptops em sala de aula. Várias escolas já estão com a rede implementada e o nosso desafio agora é encontrar um espaço no horários dos professores para realizar a formação (porque a parte mais fácil sempre pode se tornar a mais difícil?). A grande notícia para os multiplicadores foi a oficialização de Caetés como UCA Total (uma ação do Programa UCA na qual os municípios chamados de "iluminados" são contemplados com laptops para todas as escolas). A bomba do dia foi a informação de um multiplicador que uma escola agendou a entrega simbólica dos computadores com a presença de políticos. É mole? Eu sempre digo que existe um hiato enorme entre a concepção das políticas públicas nos gabinetes refrigerados em Brasília e a real prática nos rincões do interior nordestino. E haja paciência para conciliar as múltiplas personalidades do Brasil...Com a formação já encaminhada e os processos iniciados, podemos nos concentrar agora na pesquisa que é o ponto chave de nosso trabalho. Temos mestrandos no projeto que estão pesquisando o UCA para as suas dissertações e precisamos estruturar as nossas ações de pesquisa considerando os interesses de cada um. No meu caso, tenho interesse em pesquisar o letramento digital dos professores a partir da apropriação realizada a partir da formação e seus desdobramentos na prática pedagógica. Para articular as ações, criamos um portal (que ainda está em desenvolvimento) com links para blogs, fóruns, ambientes virtuais etc. O nosso objetivo é que o portal seja um ponto de convergência dos multiplicadores e professores para compartilharmos as experiências, problemas, soluções, materiais etc. Resumindo: já estamos na rede!

Nenhum comentário:

Ads Banner

Google Analytics