terça-feira, 24 de junho de 2008

Portal do Professor e Banco de Objetos Educacionais

A SEED/MEC criou uma ferramenta com diversos materiais e sugestões para consulta dos professores, chamado Portal do Professor. A idéia é inserir os professores no ambiente das novas tecnologias a partir do acesso aos vídeos, mapas, textos, fotos e áudio das disciplinas do Ensino Fundamental e Médio.O uso de chats, blogs e seminários online, vão estimular a comunicação e interação entre os professores que poderão se conectar com outros centros e bibliotecas através dos links disponíveis. O Banco Internacional de Objetos Educacionais permitirá o acesso rápido e gratuito a vídeos, animações, jogos, textos, áudios e softwares educacionais, com acesso aos conteúdos produzidos para todos os níveis de ensino em países como Argentina, Canadá, China, Alemanha, França, Itália, Holanda, Portugal, Reino Unido e Estados Unidos. A iniciativa é bem interessante, inclusive estou trabalhando na construção de um espaço no ambiente virtual para disponibilizar sugestões de aulas dinâmicas, com slides, vídeos, músicas, etc. para os professores dos nossos cursos de licenciatura a distância, que poderão utilizar como quiserem em suas salas de aula. O espaço será chamado de Recorte Idéias, uma alusão ao copiar e colar da era digital.Por outro lado, fui dar uma olhada no link do Portal do Professor e penso que a proposta ainda está muito distante de nossos usuários. É preciso um certo domínio da ferramenta para navegar e encontrar as informações desejadas. Houve uma preocupação com a catalogação e classificação dos objetos que ainda vai confundir muito o professor. Lembrando a fala da professora Rossana Arcoverde, no COBESC, é preciso nos preocuparmos seriamente com a formação dos professores, não através de cursos de edição de textos e planilhas, mas sim na exploração do uso pedagógico que as ferramentas tecnológicas podem oferecer.

2 comentários:

Unknown disse...

Olá, Ana

Parabéns pelo teu blog, sempre atualizado, e pelos belos textos que publicas. Sempre que posso, dou uma passadinha pelos teus escritos. Sou Pós-Doutor em Educação na UFRGS e trabalho com a questão das tecnologias e Educação já há algum tempo. Além disso, temos outro ponto em comum: Gadamer. Não chega a ser o autor com quem trabalho, mas percorri algumas obras sobre a hermenêutica e é um campo dos mais legais. Parabéns pelo teu trabalho e vamos conversando.

Evandro Alves

Ana disse...

Evandro,

Fiquei toda fofa com seus comentários, é sempre bom quando alguém elogia os nossos textos. Este blog é surgiu de uma idéia despretensiosa para testar o uso da ferramenta e verificar as potencialidades do compartilhamento de informações. Tenho conhecido pessoas muito interessantes através do blog a através dos links que vão sendo acrescentados, abrimos mais possibilidades de interação e troca entre os usuários. Realmente vale a pena...

Abraços,

Ads Banner

Google Analytics