domingo, 30 de novembro de 2008

O Círculo Hermenêutico e Eu

Este semestre estamos concentradas no doutorado em resolver o problema da metodologia do nosso trabalho. Esta semana eu e minha comparsa do doutorado, Alásia Santos, apresentamos um seminário sobre a hermenêutica do bom velhinho Gadamer, como metodologia de nossas pesquisas do doutorado. Nossos trabalhos apresentam muitos aspectos convergentes, eu focando o Pró-Licenciatura e ela, a UAB. Nesta perspectiva, a hermenêutica cai como uma luva e as contribuições de nossa professora foram bastante significativas.Começamos o seminário levando lambadas de nossa teacher, mas terminamos com muitos beijos e elogios (coisas da academia, não me perguntem...). A única conclusão que posso chegar é que ela imaginou que nós não conseguiríamos dar conta do tema por sua complexidade, mas mudou de idéia ao longo da apresentação. Alásia domina muito bem a filosofia e nós já tínhamos escrito um artigo para outra disciplina a quatro mãos. O que realmente me empolga no uso da hermenêutica é que ela pode ser aplicada ao lado pragmático da vida. Meu maior desafio hoje é ser coerente com meu desejo de compreender o outro e construir, a partir desta compreensão, relações mais harmônicas e positivas com as pessoas. Gadamer aborda exatamente este aspecto quando afirma que todo ser humano, ao estar aberto ao diálogo, é um ser que se lança ao mundo que é um horizonte de compreensão, buscando compreendê-lo e compreender seu papel no e com o mundo.Verdade e Método conquistou muito mais do que meu lado de pesquisadora, ele capturou minha alma ao mostrar um caminho filosófico para a verdadeira compreensão da complexidade humana. A seguir, compartilho um esquema elaborado por nossa professora Windyz que pode ser muito útil para quem deseja trabalhar metodologicamente com a hermenêutica.


Um comentário:

Morena de Angola disse...

Oi Beatriz,

Que bom né amiga! Fico tão feliz de trabalharmos juntas! Tu é muito inteligente e gente boa! É muito bom construirmos essa relação de troca, sem disputa, sem a concorrência babacal que geralmente se tem na pós-graduação! E, nossa professora, de fato nos ajudou bastante! Pra mim, esse esquema ficou massa!
Beijos,
Alásia

Ads Banner

Google Analytics