domingo, 29 de junho de 2008

A Educação a Distância como Componente Curricular

Apesar de todas as minhas pretensões de passar os feriados juninos de papo pro ar, comendo canjica e milho assado, a realidade foi bem diferente. Passei a semana inteira corrigindo trabalhos, lançando notas e socorrendo alunos retardatários desesperados. Li e comentei cento e dez trabalhos e três monografias de especialização. Este é o quarto semestre que leciono a disciplina Educação a Distância no curso de Licenciatura em Informática, no CCT/UEPB. Ao longo destes semestres, a capacidade dos alunos em desenvolver propostas para a EAD vem aumentando de forma significativa. Não que os alunos estejam necessariamente mais habilidosos, mas a compreensão sobre as possibilidades da EAD e o uso da tecnologia a favor da educação vem evoluindo ao longo deste (curto) tempo. A minha proposta para o curso também foi modificada, venho aperfeiçoando a apresentação dos conteúdos a cada semestre. A grande dificuldade é mostrar aos alunos como se apropriar das ferramentas para elaborar estratégias de aprendizagem. Eles conhecem as ferramentas muito bem, já que estão no quinto período e aprendem rapidamente a usar o Moodle. Porém, encontram dificuldades em desenvolver o hipertexto para apresentar um conteúdo, por exemplo. Pela primeira vez consegui utilizar uma Wiki com sucesso, mesmo tendo outras experiências até na pós-graduação. Além dos trabalhos desenvolvidos ao longo do semestre, eles tiveram dois momentos de avaliação: a criação de uma aula no ambiente virtual e o desenvolvimento de uma atividade através de qualquer ferramenta (animação, webquest, hipertexto, podcast,etc.). Surgiram propostas excelentes, com vídeo-aulas no Camtasia, animações em flash, slidecasts, enfim, uma série de materiais não apenas bonitos visualmente, mas muito bem estruturados pedagogicamente.Apesar de não ser novidade, o feedback na avaliação é uma ferramenta poderosa que realmente estimula os alunos. Pena que nós professores nos acostumamos a considerar a nota como elemento principal da avaliação. Fiquei muito animada com o resultado e já estou pensando em desenvolver estratégias ainda mais arrojadas para a próxima turma. Quem quiser dar uma olhada na estrutura do meu Moodle, é só clicar aqui.O curso Hipermídias na Educação pode ser acessado por visitantes, o código é ead.

2 comentários:

Mayam Andrade disse...

Divino professora.

Fico contente quando escuto ou leio professores falarem de uma maneira tão empolgante do seu trabalho e de seus alunos.
Parabéns, que Deus lhe abençoe a continuar assim.

Abraços
Mayam

Prof. Dr. Manuel Pina disse...

Eita, vidinha boa!

Minha amiga, porque será que nós sofremos do mesmo mal? Ou será do mesmo bem? Já nem sei! Tudo que sei é que também tive a mesma rotina, acredite. Além de estar de "férias" da universidade por conta da realização do vestibular, mas nem assim tive o prazer de me deslocar para o meu "repouso do guerreiro", de tanto trabalho que tinha para fazer.

Mas estou feliz! Dever cumprido! Agora só falta mesmo encerrar "en beautée" o nosso semestre lá no doutorado. Até lá e boa semana!

Ads Banner

Google Analytics