Apesar de todas as minhas pretensões de passar os feriados juninos de papo pro ar, comendo canjica e milho assado, a realidade foi bem diferente. Passei a semana inteira corrigindo trabalhos, lançando notas e socorrendo alunos retardatários desesperados. Li e comentei cento e dez trabalhos e três monografias de especialização. Este é o quarto semestre que leciono a disciplina Educação a Distância no curso de Licenciatura em Informática, no CCT/UEPB. Ao longo destes semestres, a capacidade dos alunos em desenvolver propostas para a EAD vem aumentando de forma significativa. Não que os alunos estejam necessariamente mais habilidosos, mas a compreensão sobre as possibilidades da EAD e o uso da tecnologia a favor da educação vem evoluindo ao longo deste (curto) tempo. A minha proposta para o curso também foi modificada, venho aperfeiçoando a apresentação dos conteúdos a cada semestre. A grande dificuldade é mostrar aos alunos como se apropriar das ferramentas para elaborar estratégias de aprendizagem. Eles conhecem as ferramentas muito bem, já que estão no quinto período e aprendem rapidamente a usar o Moodle. Porém, encontram dificuldades em desenvolver o hipertexto para apresentar um conteúdo, por exemplo. Pela primeira vez consegui utilizar uma Wiki com sucesso, mesmo tendo outras experiências até na pós-graduação. Além dos trabalhos desenvolvidos ao longo do semestre, eles tiveram dois momentos de avaliação: a criação de uma aula no ambiente virtual e o desenvolvimento de uma atividade através de qualquer ferramenta (animação, webquest, hipertexto, podcast,etc.). Surgiram propostas excelentes, com vídeo-aulas no Camtasia, animações em flash, slidecasts, enfim, uma série de materiais não apenas bonitos visualmente, mas muito bem estruturados pedagogicamente.Apesar de não ser novidade, o feedback na avaliação é uma ferramenta poderosa que realmente estimula os alunos. Pena que nós professores nos acostumamos a considerar a nota como elemento principal da avaliação. Fiquei muito animada com o resultado e já estou pensando em desenvolver estratégias ainda mais arrojadas para a próxima turma. Quem quiser dar uma olhada na estrutura do meu Moodle, é só clicar aqui.O curso Hipermídias na Educação pode ser acessado por visitantes, o código é ead.
2 comentários:
Divino professora.
Fico contente quando escuto ou leio professores falarem de uma maneira tão empolgante do seu trabalho e de seus alunos.
Parabéns, que Deus lhe abençoe a continuar assim.
Abraços
Mayam
Eita, vidinha boa!
Minha amiga, porque será que nós sofremos do mesmo mal? Ou será do mesmo bem? Já nem sei! Tudo que sei é que também tive a mesma rotina, acredite. Além de estar de "férias" da universidade por conta da realização do vestibular, mas nem assim tive o prazer de me deslocar para o meu "repouso do guerreiro", de tanto trabalho que tinha para fazer.
Mas estou feliz! Dever cumprido! Agora só falta mesmo encerrar "en beautée" o nosso semestre lá no doutorado. Até lá e boa semana!
Postar um comentário