sexta-feira, 6 de março de 2009

Blogs Científicos

Depois de muito debate no meio jornalístico sobre a credibilidade dos blogs, a comunidade científica parece estar se apropriando de forma mais efetiva do mundo dos blogs para divulgar e compartilhar as suas pesquisas. O boletim publicado pela Bibilioteca Virtual em Saúde com o título "Blogs se afirmam como meios de comunicação científica", diz que "de acordo com o site indexador de blogs Technorati, entre os milhões de blogs, há cerca de 2.500 blogs científicos em ciências da saúde e cerca de 20 mil com perfil pseudocientífico, pois não são necessariamente mantidos por instituições acadêmicas. Destes últimos, ao redor de mil a 1,2 mil são escritos por estudantes de pós-graduação, pós-doutores, professores universitários, professores de ciências e alguns por jornalistas profissionais, estima Bora Zivkovik, uma estudante de doutorado que escreve A blog Around the Clock, um blog científico bastante popular". Eu visitei o blog Pharyngula, campeão de visitas com cerca de 20 000 acessos por dia, e fiquei impressionada como é bem estruturado e visualmente agradável. Algumas postagens chegam a ter mais de 300 comentários (morra de inveja, blogueira incompetente!) e o blog ainda permite a formação de comunidades. O texto afirma que "web logs ou blogs são as mais recentes ferramentas que cientistas estão usando para comunicar suas idéias com outros cientistas e com o público em geral". Fiquei tão interessada no tema que criei um grupo de discussão para alimentar e compartilhar as reflexões sobre o uso de blogs nesta perspectiva. Quem quiser participar o endereço é http://br.groups.yahoo.com/group/blogscientificos e o e-mail é blogscientificos@yahoogrupos.com.br .

2 comentários:

Unknown disse...

Olá!
É só ficar ums dias sem passar por aquí....que minhas leituras ficam em débito. Prometo colocá-las em dia.
Nosso informativo Cultura na Rede já está disponível...Seu artigo está em destaque!
Apareça e confira!
Bjos

Luiz

Ana disse...

Luiz,

Eu é que fiquei um tempinho sem postar e recuperei o tempo perdido esta semana com uma overdose de posts... Fiquei superfofa com o destaque no informativo. Vou registrar aqui hoje mesmo.

Beijos,

Ads Banner

Google Analytics