quinta-feira, 6 de maio de 2010

Compartilhando a Tese

Já faz um certo tempo que eu desejava disponibilizar a minha tese aqui, mas ainda faltava alguns ajustes da ABNT e confesso que eu não aguentava mais olhar para ela. Fiquei empacada com as normas para a citação de documentos oficiais. A princípio a citação correta seria BRASIL, ano, mas a quantidade de documentos do mesmo ano (e do mesmo órgão) confundiria bastante o leitor. Optei por manter o nome do documento, uma opção prevista nas normas da ABNT quando o documento for específico. Como a pesquisa é documental, os documentos oficiais são as estrelas do trabalho, citá-los como Brasil, 2005a, Brasil, 2005b, transformaria a análise das resoluções e anexos em materiais subjacentes. O corpus documental que eu estava analisando era tão complexo que foi preciso criar um esquema visual para explicar a importância e a articulação entre eles. Confesso que sinto um prazer secreto em desafiar as normas da ABNT, existem alguns elementos que simplesmente não estão previstos nas normas e ficamos sem saber o que fazer com eles. Um exemplo foi a nuvem de tags que eu coloquei ao final de cada capítulo, para desespero da banca. O momento Kodak da defesa foi o professor Sérgio Abranches elogiando a minha ousadia ao inserir as imagens e as nuvens de tags enquanto o resto da banca não achava tão interessante assim. Outra questão importante era a publicação no próprio site do PPGE, responsável pela indexação oficial das teses defendidas na UFPB. Bom, sem mais delongas, segue o link para acessar a tese "Educação a Distância e a Formação de Professores na Perspectiva dos Estudos Culturais".

2 comentários:

Mateus Menezes disse...

Olá professora, fui aluno da disciplina EAD na UEPB (LIc em Computação). Na oportunidade gostei e me interessei muito pela área. Meu TAO foi sobre uma adaptação de um Objeto de Aprendizagem para a modalidade M-Learning. Conclui o curso agora em Fevereiro e comecei agora uma especialização em Novas Tecnologias e EAD. Fazendo algumas pesquisas encontrei o blog da senhora, gostei muito, vou ficar sempre de olho. Grande abraço prof!

Mateus Menezes disse...

Ah professora, gostaria de manter contato, meu e-mail é o obrmateus@hotmail.com!

Ads Banner

Google Analytics