sábado, 8 de maio de 2010

Lançamento do Programa UCA em Pernambuco

Ontem foi o lançamento do Programa Um Computador por Aluno (UCA/SEED/MEC), em Pernambuco. A cerimônia de lançamento foi no auditório do Centro de Educação da UFPE, com a presença da Secretária de Educação do Estado, professora Zélia Porto (que é professora do meu departamento). Estavam presentes representantes das secretarias de educação dos municípios participantes, gestores das escolas e multiplicadores dos NTE/NTM. Fizemos uma apresentação do UCA com o professor Paulo Gileno, e do sistema de avaliação do programa com a professora Kátia Cilene. O professor Sérgio Abranches (coordenador do UCA) conduziu os trabalhos e deixou um espaço para as dúvidas e questionamentos dos gestores e multiplicadores. Praticamente todas as escolas já receberam os computadores e a rede lógica está quase pronta. A gestora de Caetés colocou que os alunos já perceberam a movimentação dos técnicos de rede na escola e estão na maior expectativa com a chegada dos equipamentos. As colocações dos gestores foram muito importantes para repensarmos algumas ações do programa. Foram tão importantes que vou sugerir ao grupo nos mudarmos de mala e cuia para dentro das escolas nas próximas semanas. As realidades são muito distintas, definitivamente não é possível atochar um pacote pronto de formação. Surgiram questões variadas, por exemplo, o atendimento dos alunos de EJA, a recarga dos equipamentos, o uso do laptop na educação inclusiva, o trabalho em salas multiseriadas na escola rural etc. Na reunião com os multiplicadores, apresentei o projeto de formação e as ações que precisaremos desenvolver nos próximos meses. A reação foi muito positiva, todos ficaram empolgados com a proposta. Como disse o professor Paulo Gileno, este é o momento dos multiplicadores assumirem um papel fundamental no processo de inclusão digital nas escolas. E o mais importante: eles sabem disso!


#As fotos são da minha orientanda top model, Dagmar Heil Pocrifka, que tem uma super máquina fotográfica e ontem fez uma bela apresentação de seu projeto no Edumatec.

10 comentários:

Ronaldo Costa disse...

ana, acompanho o projeto do uca, e espero que não seja mais um projeto inacabado que o governo executa. Pelas ações que eu presencio acho que vai dar certo, pelo menos eu vejo um interesse em reciclar os professores, para depois utilizar os recursos técnologicos. Parabéns pelo trabalho.

Ana disse...

Ronaldo,

Você conhece as experiências do UCA em outros Estados? Nós também vamos ter aqui na Paraíba, são dez escolas no estado que vão receber os computadores.

Abraços,

Unknown disse...

Olá Professora!
Meu nome é Juliana e pago a disciplina Fundamentos do Ensino de Geografia, na UFPE. A senhora ficou de enviar para mim o ficha para realizar o trabalho do livro didático... Ficou com o meu e-mail e ainda não recebi. Nas aulas da semana passada lembrei a senhora, também... Axo que o e-mail que dei a senhora tá com algum problema ou a minha letra estar complicada, como todos falam que ela é kkkk. Mas fica o meu e-mail: juli_shiva@hotmail.com... Na tentativa, mais uma vez, de conclusão do trabalho. Já procurei em todos os lugares seu e-mail (kkkk). Até que encontrei esse blog, super interessante! Optei por deixar esse recado, para mais uma vez falar sobre o envio e deixar legível meu e-mail.
Ok?
Espero notícias.
E até a aula :D

Um grande abraço.

Ana disse...

Ju,

Já mandei o arquivo, o email que eu tinha estava mesmo errado.

Beijocas,

Morena de Angola disse...

Beatriz, já faz um tempinho seu post sobre Alice. Gostei muito e escrevi um também sobre minhas impressões. Citei seu blog e o de Arnóbio.
Beijos, saudades...

Ana disse...

Fófis Alásia,

Soube de notícias suas por Adelaide, estive na UFPB quarta, mas você não estava por lá. Disseram que você tinha ido fazer exames no hospital. Vou tentar de novo na próxima semana.

Beijos

Anônimo disse...

Olá Profª, gostaria que a senhora me repassasse o seu e-mail para que eu possa manter um contato mais rápido com a senhora. O meu é:
edivaldojunior.pb@hotmail.com

Fico aguardado seu retorno. Abraços.

Edivaldo Júnior
Graduando de Ciências Biológicas a Distância
Campina Grande

Ana disse...

Edivaldo,

Já enviei uma mensagem para seu e-mail.

Abraços,

Morena de Angola disse...

Beatriz, tua empolgação, mesmo com todas as reservas do seu bom senso, me empolgam também! Embora esse programa seja mais um entre tantos, não podemos desconsiderae seus variados impactos nas escolas. E, por isso mesmo, ser acompanhado por nós. Afinal, hoje temos muito nas mãos, apesar das jogatinas que rolam. É nosso papel sim participar ativamente e avaliar, conhecer a realidade. Fiquei muito curiosa também! Beijo grande!

Ana disse...

Fófis,

Tens razão, estamos tentando equilibrar a curiosidade e a torcida para que dê certo, com uma análise crítica do programa. Vamos ver no que vai dar...

Beijocas

Ads Banner

Google Analytics