quarta-feira, 19 de maio de 2010

Pesquisa no Departamento de Anatomia (Brrr...)

Como eu não posso ver uma novidade/desafio sem querer participar, me integrei ao projeto "Criação de uma videoteca como recurso auxiliar as aulas práticas da disciplina Anatomia", da professora Silvia Moraes, do departamento de Anatomia da UFPE. A professora Silvia já vem desenvolvendo experiências inovadoras no processo de ensino-aprendizagem de Anatomia nos cursos de Fisioterapia. Ela procurou o Centro de Educação para integrar a experiência no uso de tecnologias na aprendizagem ao seu projeto. A nossa empatia foi imediata e dez minutos depois de iniciada a nossa conversa, já tínhamos planos elaborados para dominar o mundo, muahahahah! Da proposta inicial para a criação de vídeos, já avançamos para colocar o material no Moodle, desenvolver animações e preparar listas de atividades para os alunos. A equipe conta com dez monitores da disciplina, um mestrando e um doutorando em Fisioterapia. Apesar de já estar envolvida em dois projetos de pesquisa, fiquei animada em participar do grupo porque nunca vivi a experiência do uso de tecnologias digitais na área biomédica. É interessante porque eles estão buscando alternativas inovadoras e refletindo sobre o ensino. Nós poderemos avaliar as nossas propostas pedagógicas em uma área que absorve com facilidade os recursos tecnológicos na prática profissional, embora seja conservadora na transmissão do conhecimento. Enfim, bom para os dois lados. Meu único receio é ter que lidar com esqueletos e exemplares humanos, a nossa reunião foi no SVO da Universidade, que significa Setor de Verificação de Óbitos! A professora Silvia foi super gentil indo me buscar no estacionamento, mas ao entrar na sala, já dei de cara com um esqueletão me olhando. Ao ver minha expressão apavorada, ela rapidamente me tranquilizou afirmando que era um modelo feito de plástico (como se isso fizesse muita diferença). Já comecei bem...

Nenhum comentário:

Ads Banner

Google Analytics