sábado, 22 de maio de 2010

Tópicos no Mestrado

Na última segunda-feira encerramos a disciplina Tópicos em Tecnologias Educacionais, no mestrado em Educação Matemática e Tecnológia da UFPE. Foi a minha estreia como professora do mestrado e tive a sorte de dividir a sala de aula com a Professora Patrícia Smith. O primeiro desafio foi estruturar um conteúdo que articulasse as questões teóricas sobre o uso das tecnologias digitais na educação com aplicações práticas das ferramentas existentes, resultando em um produto construído pelos alunos. Depois, tivemos que selecionar os alunos especiais entre mais de cinquenta canditados para apenas quinze vagas. Como disse a Patrícia no primeiro dia, os alunos especiais e regulares possuem os mesmos direitos e deveres, portanto, nada de moleza! O resultado foi fantástico, os grupos produziram propostas maravilhosas, todas viáveis e muito criativas. O primeiro grupo desenvolveu uma aula utilizando o Facebook como local de discussão e repositório de materiais, o resultado foi muito interessante. O segundo grupo desenvolveu a proposta "Digaê, Cidadania e Lazer" com alunos da rede pública utilizando o twitter e outras ferramentas da web 2.0, um resultado tão interessante que qualquer ONG de inclusão digital teria interesse em aplicar a proposta. O terceiro grupo desenvolveu uma experiência no fórum como um AVA, explorando as limitações e as possibilidades da ferramenta. Ficamos impressionados com a quantidade de atividades e estratégias que podem ser desenvolvidas. O último grupo trouxe a proposta de jogos com o ARG e o celular como ferramentas de aprendizagem com uma apresentação interativa bem inovadora. Fecharam com chave de ouro! Ao final, eu e Patrícia estávamos encantadas e perguntei se ela esperava um resultado tão bom. Ela respondeu que também estava surpresa, completando antes de darmos boas risadas: - Ainda não sei as notas deles, mas nós merecemos nota dez!

2 comentários:

Cristina Nascimento disse...

Realmente esta disciplina merece nota 10!!! Foi maravilhoso, foi uma das decisões mais sábias da minha vida, aprendi muito!!! Essas duas são um espetáculo! Espero nos encontrarmos mais vezes!!!
Beijos

Ana disse...

Cristina,

Que bom que você gostou e aproveitou! Fico muito feliz que tudo correu como nós planejamos. Também espero encontrar você muitas vezes no PPGEdumatec.

Beijocas,

Ana

Ads Banner

Google Analytics